Pesquise no Blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Faça do mesmo jeito!

Em se tratando de igreja, nem tudo dá para ser feito "do mesmo jeito" do passado. Um exemplo claro é que não fazemos muitas coisas "do mesmo jeito" que a Igreja Primitiva fazia.

Mantemos os princípios, mas mudamos as formas. Evangelização, ensino, culto, música, pregação e outras atividades que fazem parte do cotidiano da igreja não permanecem "do mesmo jeito". Elementos culturais modelam a forma de ser e fazer as coisas, sem necessariamente comprometer a essência do Evangelho e da vida cristã. Por isso, não dá para fazer tudo "do mesmo jeito".

Participei de um culto onde a ênfase da mensagem foi "faça as coisas do mesmo jeito", e pelo que entendi, dizia respeito ao jeito "assembleiano" de ser e fazer as coisas. Sou daqueles que zelam pelos bons costumes que se são originados da boa doutrina. Boa doutrina produz bons costumes, que é algo completamente diferente de legalismo e farisaísmo.

Confesso que fiquei estarrecido ao ver no culto gente (e não foi pouca) que deixou de "ser e fazer as coisas do mesmo jeito" assembleiano antigo, dando glória a Deus e aleluia diante da mensagem do pregador.

Discordar em parte do conteúdo da mensagem e do pregador, tenham certeza disso, é uma atitude muito mais nobre do que o tipo de hipocrisia que foi manifesto por muitos dos ouvintes, aplaudindo um modelo que não vivem mais, e que no caso de alguns, que nunca viveram.

7 metas diárias do Verdadeiro Cristão

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.