Pesquise no Blog

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ELISEU, Um Líder de propósito

Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. (2 Rs 2.9, ARA)

Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Eliseu: "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". (2 Reis 2.9, NVI)

Num primeiro momento o pedido de Eliseu parece expressar certa ambição desmedida. Mas, só parece. Vamos aos fatos.

Eliseu tinha plena consciência de sua vocação. Ela sabia o que Deus em sua soberania e graça lhe reservara
Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. [...] Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia. (1 Rs 19.15, 19-21, ARA)

Saber o que Deus nos tem reservado em sua obra é fator fundamental para não desejarmos além, nem aquém disso. Precisamos manter o foco no plano de Deus para as nossas vidas e caminharmos na direção de vivenciá-lo integralmente.

Algo maravilhoso na vida de Eliseu é a forma como ele se submete a vontade de Deus. Ele abre mão do seu trabalho e da casa dos seus pais para atender o chamado divino de tempo integral. Ela não questiona, nem pergunta se haveria alguma vantagem pessoal naquilo. Longe de buscar prestígio, privilégios, cargos, status, poder ou dinheiro, o foco de Eliseu estava em servir na condição de profeta de Deus. Eliseu deseja a unção. Eliseu deseja a primazia. O desejo de Eliseu era o desejo de Deus. Quando esta verdade se faz presente em nosso ministério e vida, coisas grandes acontecem.

Eliseu não abriu mão da primogenitura na herança do espírito profético que estava sobre Elias. Entre os herdeiros, a porção dobrada da herança seria sua. Deus quis assim, e Eliseu aceitou o seu querer. Não deseje mais, nem menos. Se aproprie de tudo que Deus determinou para sua vida. Não cobice a parte da herança espiritual do teu próximo, amigo, companheiro ou parceiro, e nem lhe ceda a parte que lhe pertence.

O Senhor se alegra quando valorizamos e honramos suas escolhas, suas decisões, sua vontade. O Senhor se alegra em homens e mulheres que aguardam a sua vez, o seu tempo, o seu momento.

Sim, chegará o tempo em que a unção de Deus será plena em nossas vidas, e todos reconhecerão que foi o Senhor quem nos escolheu. Tempo de muitas, e de grandes obras para o louvor do nome do Pai

Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra. (2 Rs 2.15)

Até lá, enquanto esperamos esse tempo, sirvamos com fidelidade nos lugares onde o Senhor tem nos colocado, sabendo e lembrando que não foi por causa de nossas obras, bondade ou qualquer mérito pessoal, mas sim, pela graça do altíssimo que o manto de Elias foi sobre nós lançado. Sim, a unção do alto será derramada plenamente e com grande poder sobre mim e sobre você, para a glória de Deus

Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou. (2 Rs 2.13-14)

Eliseu foi um grande servidor, antes de se tornar um grande líder. O propósito de Deus para nós, uma vez descoberto, deve ser buscado com amor, humildade, zelo, paciência, prudência, determinação e disciplina.

por P. Altair Germano

7 metas diárias do Verdadeiro Cristão

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.